Dia_nacional_água

 

Twist_prémio

Vencedores TWIST 2018

 

Vídeo da equipa EcoBoost (ESB) (ver)

 

Vídeo da entrega de prémios (ver)

TWIST



TWIST, A tua energia faz a diferença

Vídeo da atividade: [Nota explicativa]     [Ver vídeo]

 

Cient_provável

17 jan 2019
Cientificamente Provável

O programa Cientificamente Provável permitiu estabelecer parcerias com Unidades de Investigação. Têm sido apresentadas palestras por investigadores do Instituto Dom Luiz e professores do Instituto Superior Técnico, que foram transmitindo conhecimento, investigação cativando, assim, os jovens para a cultura científica, para a experimentação e para a aquisição de saberes.

Dia_mundial_alimentação

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.

Em 2018, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para celebrar este dia é: “As nossas ações são o nosso futuro”. A partir deste tema, a escola irá desenvolver ao longo do ano várias ações, de forma a ir ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030: A Fome Zero até 2030.

Parl_europeu_jovens

Parlamento Europeu dos Jovens

Decorreu entre 22 e 24 de fevereiro, em Leiria, uma das duas sessões de Seleção Regional do Parlamento Europeu dos Jovens.

Em cada uma destas sessões, jovens do ensino secundário e de diversos países da Europa juntaram-se para viver uma experiência educacional sem precedentes, preenchida com todos os elementos fundamentais das sessões do Parlamento Europeu dos Jovens, assim como outras atividades complementares, num evento que promoveu a educação não-formal e a consciencialização e cidadania europeias dos jovens participantes.

Dos delegados participantes na sessão, os melhores foram selecionados pelo Júri para passarem à fase nacional, que terá lugar entre 25 e 28 de abril, em Évora.

Parabéns aos alunos e às alunas participantes da Escola Secundária du Bocage.

Passaram à fase nacional o Daniel Costa, o Guilherme Monteiro, o Pedro Ribeiro e o Rodrigo Rafael.

 

(ver notícia completa)

Parlamento_Jovens_AR

Parlamento dos Jovens

ALUNOS DA NOSSA ESCOLA ELEITOS DEPUTADOS À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Em outubro de 2018, a nossa escola aderiu ao projeto PARLAMENTO DOS JOVENS, ensino secundário, projeto da iniciativa da Assembleia da República e que este ano tem como tema central ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL. A partir de então, jovens de todas as turmas do secundário foram convidados a participar, no sentido de se informarem e de se organizarem mais tarde em listas de deputados, num processo em tudo igual ao que os nossos deputados seguem.

Parabéns, deputados eleitos para a Distrital: Joana Vaz, Diogo Ratinho, Pedro Ribeiro (Presidente eleito para a Mesa da Distrital), Matilde De Távora (deputada suplente/Sessão Distrital) e Rafaela Nunes (jornalista/Sessão Distrital e Nacional).

Parabéns, deputados eleitos para a Sessão Nacional: Joana Vaz, Diogo Ratinho e Pedro Ribeiro.

(ver notícia completa)

Tabela Periódica Humana

150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos

A escola associou-se à comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, instituído pelas Nações Unidas e UNESCO, com a construção de uma Tabela Periódica Humana.
Esta atividade teve como objetivo sensibilizar os jovens para um ícone científico, tendo em conta a sua importância, a forma como está organizada e a sua vertente estética.

Cientistas_Belém

Cientistas no Palácio de Belém

Decorreu no passado dia 22 de janeiro um encontro com o cientista Arlindo Oliveira, no âmbito do Programa “Cientistas no Palácio de Belém”, com a presença de alunos da nossa escola, tendo o Presidente da República usado da palavra no final da sessão.

Com esta iniciativa, o Presidente da República sublinha a importância das políticas de promoção da ciência, enquanto contributo fundamental para o desenvolvimento sustentado das sociedades contemporâneas.

Parlamento_Jovens

Parlamento dos Jovens

No âmbito do Parlamento dos Jovens, com o tema Alterações climáticas: reverter o aquecimento global, decorreu no dia 16 de janeiro de 2019 uma palestra proferida pelo professor António Lopes e pelo professor Marcelo Fragoso, do Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa.

 

Sobre o mesmo tema, foram realizados outros debates/palestras:
- com a colaboração do Instituto Superior Técnico, pela professora Maria João Pereira, presidente do CERENA;
- pela deputada da Assembleia da República, Paula Santos.
A análise deste tema constituiu uma oportunidade para os jovens desenvolverem o espírito crítico, a capacidade de argumentarem e de transmitirem de forma eloquente as suas opiniões e o despertar para a vivência de uma cidadania ativa e de uma consciência cívica.