70anos

 

Dia_nacional_água

 

Twist_prémio

Vencedores TWIST 2018

 

Vídeo da equipa EcoBoost (ESB) (ver)

 

Vídeo da entrega de prémios (ver)

TWIST



TWIST, A tua energia faz a diferença

Vídeo da atividade: [Nota explicativa]     [Ver vídeo]

 

Cient_provável

Cientificamente Provável

O programa Cientificamente Provável permitiu estabelecer parcerias com Unidades de Investigação. Têm sido apresentadas palestras por investigadores do Instituto Dom Luiz e professores do Instituto Superior Técnico, que foram transmitindo conhecimento, investigação cativando, assim, os jovens para a cultura científica, para a experimentação e para a aquisição de saberes.

Visita_Instituto_DLuiz

Cientificamente Provável

No âmbito da parceria estabelecida entre o projeto "Cientificamente provável" e a nossa escola, realizou-se, no dia 20 de março, uma visita de estudo com as turmas 10.º D e 12.º B, ao Instituto Dom Luiz.

Ver mais...

Dia_mundial_alimentação

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.

Em 2018, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para celebrar este dia é: “As nossas ações são o nosso futuro”. A partir deste tema, a escola irá desenvolver ao longo do ano várias ações, de forma a ir ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030: A Fome Zero até 2030.

Feira_Minerais

FEIRA  E  EXPOSIÇÃO  DE MINERAIS E FÓSSEIS

29 e  30 de  abril

Local: Biblioteca da Escola Secundária du Bocage

 

Horário: 10:00 - 18:30      (2ª feira - 29 de abril)

                  9:00 - 17:00      (3ª feira - 30 de abril)

 

Campeonato_Matemática_2

12.º Campeonato de Jogos Matemáticos do concelho de Setúbal

No dia 17 de maio de 2019, vai realizar-se, na Escola Secundária du Bocage, o 12.º Campeonato de Jogos Matemáticos do concelho de Setúbal.
Irão participar alunos do 5.º ano ao 12.º ano que jogarão os jogos: Semáforo, Cães e Gatos, Rastros, Avanço e Produto.
Os alunos de várias escolas do concelho de Setúbal irão confraternizar num ambiente acolhedor, onde se encontrarão alunos monitores a apoiá-los nas diferentes etapas dos jogos.
Os alunos poderão mostrar as suas habilidades no raciocínio matemático e no uso da estratégia mais adequada para cada uma das jogadas. Será um dia dedicado à Matemática, com muita animação e convívio entre os jovens do concelho de Setúbal.

   

 

15.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

No dia 29 de março de 2019, os alunos da Escola Secundária du Bocage participaram no 15.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que se realizou na Maia, Porto. Os alunos jogaram os jogos: Rastros, Avanço e Produto. 

 

Parl_europeu_jovens

Parlamento Europeu dos Jovens

Decorreu entre 22 e 24 de fevereiro, em Leiria, uma das duas sessões de Seleção Regional do Parlamento Europeu dos Jovens.

Em cada uma destas sessões, jovens do ensino secundário e de diversos países da Europa juntaram-se para viver uma experiência educacional sem precedentes, preenchida com todos os elementos fundamentais das sessões do Parlamento Europeu dos Jovens, assim como outras atividades complementares, num evento que promoveu a educação não-formal e a consciencialização e cidadania europeias dos jovens participantes.

Dos delegados participantes na sessão, os melhores foram selecionados pelo Júri para passarem à fase nacional, que terá lugar entre 25 e 28 de abril, em Évora.

Parabéns aos alunos e às alunas participantes da Escola Secundária du Bocage.

Passaram à fase nacional o Daniel Costa, o Guilherme Monteiro, o Pedro Ribeiro e o Rodrigo Rafael.

 

(ver notícia completa)

Parlamento_Jovens_AR

Parlamento dos Jovens

ALUNOS DA NOSSA ESCOLA ELEITOS DEPUTADOS À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Em outubro de 2018, a nossa escola aderiu ao projeto PARLAMENTO DOS JOVENS, ensino secundário, projeto da iniciativa da Assembleia da República e que este ano tem como tema central ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL. A partir de então, jovens de todas as turmas do secundário foram convidados a participar, no sentido de se informarem e de se organizarem mais tarde em listas de deputados, num processo em tudo igual ao que os nossos deputados seguem.

Parabéns, deputados eleitos para a Distrital: Joana Vaz, Diogo Ratinho, Pedro Ribeiro (Presidente eleito para a Mesa da Distrital), Matilde De Távora (deputada suplente/Sessão Distrital) e Rafaela Nunes (jornalista/Sessão Distrital e Nacional).

Parabéns, deputados eleitos para a Sessão Nacional: Joana Vaz, Diogo Ratinho e Pedro Ribeiro.

(ver notícia completa)

Tabela Periódica Humana

150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos

A escola associou-se à comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, instituído pelas Nações Unidas e UNESCO, com a construção de uma Tabela Periódica Humana.
Esta atividade teve como objetivo sensibilizar os jovens para um ícone científico, tendo em conta a sua importância, a forma como está organizada e a sua vertente estética.

Cientistas_Belém

Cientistas no Palácio de Belém

Decorreu no passado dia 22 de janeiro um encontro com o cientista Arlindo Oliveira, no âmbito do Programa “Cientistas no Palácio de Belém”, com a presença de alunos da nossa escola, tendo o Presidente da República usado da palavra no final da sessão.

Com esta iniciativa, o Presidente da República sublinha a importância das políticas de promoção da ciência, enquanto contributo fundamental para o desenvolvimento sustentado das sociedades contemporâneas.

Parlamento_Jovens

Parlamento dos Jovens

No âmbito do Parlamento dos Jovens, com o tema Alterações climáticas: reverter o aquecimento global, decorreu no dia 16 de janeiro de 2019 uma palestra proferida pelo professor António Lopes e pelo professor Marcelo Fragoso, do Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa.

 

Sobre o mesmo tema, foram realizados outros debates/palestras:
- com a colaboração do Instituto Superior Técnico, pela professora Maria João Pereira, presidente do CERENA;
- pela deputada da Assembleia da República, Paula Santos.
A análise deste tema constituiu uma oportunidade para os jovens desenvolverem o espírito crítico, a capacidade de argumentarem e de transmitirem de forma eloquente as suas opiniões e o despertar para a vivência de uma cidadania ativa e de uma consciência cívica.