Atividades de promoção de competências socioemocionais

O Serviço de Psicologia da escola, em articulação com o Projeto da Saúde Escolar e área de Cidadania e Desenvolvimento, no início do primeiro semestre, desenvolveu atividades com as turmas do 7 º ano no âmbito da medida do PDPSC – Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário: “Atento e confiante, eu sou capaz!” – Programa de desenvolvimento de competências socioemocionais. Para a concretização das atividades o serviço contou com a colaboração dos diretores de turma e com o professor de cidadania para a dinamização das sessões junto dos alunos. As dinamizadoras das atividades foram as psicólogas Ana Freire e Cláudia Vendinha.

Estas sessões tiveram como objetivos desenvolver atividades de auto e hétero conhecimento, identificar sentimentos do próprio e dos outros, promover a interação e a cooperação entre os pares, refletir sobre a necessidade de gerir conflitos e aprender técnicas de respiração e relaxamento.

Esta medida permitiu aos alunos desenvolver competências socioemocionais com vista ao seu desenvolvimento integral e bem-estar no novo contexto educativo.

Leave a Reply

Scroll to Top