História

As origens do Liceu de Setúbal remontam a meados do século XIX, mais concretamente a 1857.

Primeiro foi liceu particular e liceu municipal, não oficial, depois foi escola municipal secundária, fazendo já parte da rede nacional de estabelecimentos de ensino. O liceu conseguiu a categoria de “nacional” e, em 30 de abril de 1949, foi inaugurado o novo edifício.

Nos 29 anos que decorreram entre 1949 e 1978 manteve o estatuto de “nacional” e a designação concomitante de Liceu Nacional de Setúbal.

A maior mudança deu-se em 1978, quando, por via da unificação do ensino, foram extintas as categorias de “liceu” e de “escola técnica”, passando a designar-se Escola Secundária de Bocage.

Pela Portaria n.º 30/2014, foi instituída a atual designação de Escola Secundária du Bocage.

A escola desenvolve a sua atividade num edifício único (arquitetura dos antigos liceus). Nos anos 70, aquando da massificação/democratização do ensino, foram colocados pavilhões com a função de sala de aula, na zona dos pátios, que, entretanto, foram desativados.

No que concerne ao impacto da diversidade de níveis de educação e de ensino ministrados, considera-se que a escola tem vindo a reforçar a sua abertura à comunidade envolvente, através da inclusão de crianças e jovens de outras nacionalidades, dando resposta às necessidades do meio e, simultaneamente, exigindo aos docentes uma adaptação/formação sobre metodologias técnico-pedagógicas e didáticas no processo de ensino aprendizagem com os diferentes públicos. Em suma, toda a comunidade escolar tem vindo a vivenciar um enriquecimento cultural.

A escola foi objeto de obras de recuperação/requalificação, que terminaram no ano 2000, permitindo melhorias significativas.

O edifício possui três pisos, por onde se distribuem as instalações, e uma área exterior com espaços desportivos e de lazer.

Scroll to Top